Dark Web: O lado oculto da internet

Dark Web: O lado oculto da internet

A Dark Web surgiu originalmente com a criação do Tor (The Onion Router), um web Browser financiado pela Marinha dos Estados Unidos na década de 1990. Desenvolvido para proteger a comunicação sensível do governo dos EUA, o Tor proporciona anonimato aos usuários ao redirecionar o tráfego através de uma rede de servidores em todo o mundo. Ao longo do tempo, o Tor se tornou uma ferramenta acessível ao público em geral, permitindo que qualquer pessoa navegue na internet de forma anônima, pois não seria legal ter uma rede com alto nível de anonimato, sendo que o tráfego seria feito exclusivamente pelo governo e forças armadas americanas.

Este alto índice de anonimato atraiu diversos usuários interessados em preservar sua privacidade, mas também abriu espaço para atividades ilícitas. Muitas vezes, dados pessoais e confidenciais como Emails, credenciais de acesso, dados de cartões de crédito e até mesmo bases de dados inteiras são encontradas e comercializadas neste submundo.

“Tá, mas como faço para me proteger e saber se meus dados estão lá?”

Aqui vão algumas dicas importantes:

  • Não inserir seu dados em qualquer site: Nenhum site o sistema está 100% seguro. Portanto, evite cadastrar seus dados em sites que você não conheça, ou que já tenha passado por algum problema de seguçança.
  • Não reutilizar senhas: Isto é importante, pois caso sua senha registrada em algum site seja exposta, o potencial dano será consideravelmente reduzido.
  • Evite clicar em links suspeitos ou baixar arquivos de fontes não confiáveis.
  • Mantenha seu sistema operacional e seus apps atualizados: uma boa parte dos malwares exploraram vulnerabilidades não corrigidas para obter acesso aos sistemas. As atualizações diminuirão a superfície de ataque.

Você também pode verificar se seus dados estão presentes na Dark Web com ajuda de algumas ferramentas, como por exemplo, o dark web report da Google.

Vamos para um exemplo de verificação?

Em seu Android, vá em configurações > Google > Gerenciar sua conta Google ou clique neste link para acessar via Web.

Clicar em “Segurança” e busque por “Relaório da dark web”. Neste caso, a opção já está ativa. Então só precisaremos clicar em “Ver resultados com o Google One”:

Agora podemos ver a página de resultados. Neste caso, 8 violações de dados foram encontradas na darkweb. Podemos clicar em “Mostrar todos os resultados” e também clicar em “Editar perfil de monitoramento” para incluir ou excluir dados a serem monitorados:

Sobre o Autor

Átila Costa administrator