Fiz um post recente falando sobre a viabilidade de migrar de um notebook com uma distro linux para um Tablet Android. Lá eu comentei sobre minha maior dificuldade, que foi encontrar uma maneira de acessar meu ambiente linux quando preciso, pois ainda não podemos contar com toda a flexibilidade do linux em um dispositivo Android.
Pensando em resolver esta situação, encontrei um projeto chamado Webtop. Com o Webtop é possível cuber um container com interface gráfica e acessa-lo através de um navegador, tendo uma experiência similar a uma distribuição linux de forma remota.
O Webtop suporta muitas das distros mais utilizadas, como Ubuntu, Fedora, Arch, Debian e Alpine (ver lista completa no site oficial).
Ao acessar o Webtop, precisaremos autenticar com uma credencial pré-configurada:

E abaixo temos o nosso Linux web:

Como vocês podem ver, temos um desktop completinho com todas as suas características (eu escolhi o Ubuntu KDE).
Como uso um tablet, configurei um cluster kubernetes próprio para hospedar este container e consigo acessar ele através de uma VPN(segurança em primeiro lugar :D).
Em me Ubuntu virtualizado em um container, consigo fazer tudo o que eu não conseguiria em um Tablet Android de forma nativa, como acessar um terminal, gerenciar um cluster kubernetes através do OpenLens, utilizar o visual code, instalar pacotes de minha preferência (sim, temos acesso ao apt :D), etc. E para não perder o setup, tenho configurado um PersistentVolume.
Essa foi a dica de hoje. Até mais! 😀
Sobre o Autor